sexta-feira, 30 de outubro de 2009

As lâmpadas fluorescentes são realmente mais eficientes que as lâmpadas incandescentes? Se elas são, por que?


O calor faz o filamento aquecido emitir luz. O filamento literalmente emite luz por causa do calor. Calor não é luz, e o propósito da lâmpada incandescente é emitir luz. Lâmpadas incandescentes são assim muito ineficientes. Elas produzem aproximadamente 15 lumes por watt gasto.
Uma lâmpada fluorescente usa um método completamente diferente para produzir luz.
Uma lâmpada fluorescente produz menos calor, assim é muito mais eficiente. Uma lâmpada fluorescente pode produzir entre 50 e 100 lumes por wa
tt

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O que aconteceria sobre a superfície terrestres se a gravidade deixasse de existir?


Este procedimento consiste no emprego de uma substância especial, inventada pelo cientista, herói do romance, que possui a propriedade de ser impenetrável à gravidade. Se uma camada desta substância é colocada debaixo de um corpo qualquer, este será liberado da atração da Terra e só estará sujeito à atração de outros corpos. Qualquer pessoa que possui um pouco de imaginação pode imaginar facilmente as possibilidades extraordinárias que se abririam usando-se uma substância semelhante. Se for necessário erguer um peso, mesmo que enorme, bastaria pôr debaixo dele uma folha desta substância para que este seja erguido sem esforço.Depois de se adquirir esta substância estupenda, seria fácil preparar uma viagem à Lua: O projétil seria revestido com a substância, o que o tornaria extremamente leve

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Seria possível voar na Lua utilizando-se aviões e helicópteros?


Os helicópteros e os aviões de hélice necessitam de ar para poder voar. As hélices, asas e o rotores fazem força sobre o ar. Segundo a terceira lei de Newton, o ar faz uma força de mesma direção e de sentido contrário que sustenta o movimento. Como praticamente não inexiste atmosfera na Lua estes aparelhos não podem voar nela. (Os motores de combustão utilizados também necessitam de ar para seu funcionamento).
Poderíamos achar que os aviões a reação, por utilizarem o mesmo princípio dos foguetes que fazem viagens interplanetárias, poderiam voar na Lua. No entanto isto não é possível já que os aviões estão projetados para utilizar o ar: asas, flaps, aerons, etc.